Pelos mares da vida


O Érico Veríssimo observou que há dois tipos de viajantes: os que viajam para fugir, os que viajam para buscar.
Jamais tome por referência aquilo do que você deseja escapar, pois isso sempre te deixará a navegar sem rumo pelos mares da vida.
Ajuste a bússola na direção dos seus sonhos, ice as velas bem alto, escolha ventos favoráveis, e siga sempre adiante.
Você se afastará naturalmente do que precisa ficar para trás, enquanto segue a desbravar novos horizontes.


Saudades

Saudade de uma coisa boa, um momento feliz, uma pessoa amada... Nostalgia que aperta o peito, mas faz a gente tornar a sentir a presença do que valeu a pena ter vivido. 

Entretanto, também se sente saudade de ausências, daquilo que devia ter sido e não foi... E esta faz doer uma dor de arrependimento, de remorso pela oportunidade perdida, pela covardia, até, que privou a gente daquilo que o coração queria. 

Viva de modo que, um dia, a saudade das presenças seja tanta que supere, em muito, a saudade das ausências. 

Fios do destino


O destino é mesmo assim, indiferente às nossas rotinas. Enquanto acordamos no horário e seguimos com os compromissos em busca dos resultados pretendidos, pequenos e grandes eventos aqui e acolá estão se combinando para influenciar o próximo instante da nossa vida. 

Ao olharmos para isso, percebemos que todos esses fios engendrados, alguns fornecidos por nós, outros urdidos à nossa revelia, parecem bordados por mãos invisíveis, de propósitos insondáveis, para compor no tecido do tempo um quadro que sequer imaginamos possível. 

E na trama dessas linhas se desenha a voz divina a dizer que toda e qualquer ansiedade é bobagem, a sussurrar compassivamente: “Aquietem o coração, pois saibam que eu sou Deus hoje e eternamente.” 

O segredo da vitória



“Quem luta contra monstros deve cuidar para não acabar se tornando um deles”, alertou sabiamente Nietzsche. Mantenha o teu coração limpo, pois se a fonte da vida estiver pura, jamais faltará forças para vencer o mal. 

Gente Melhor no Facebook: siga, compartilhe, deixe seus comentários

No fim das contas




A grandeza de uma pessoa, ou a sua miséria, não se revela por aquilo que ela aparenta, ou tenta fazer parecer. O que importa é aquilo que dela transborda. 

Pois o íntimo secreto e invisível se escancara nas coisas que se faz e fala, tendo nas consequências disso a sua verdadeira medida. 

Como disse Jesus, “a qualidade de uma árvore se conhece pela qualidade de seus frutos”. E, na contabilidade da vida, esta avaliação diz tudo. 

Incontida lágrima

O que há de mais importante a celebrar na vida é a própria vida, como São Francisco de Assis já dizia. 

Não se trata apenas de comemorar aquilo que aos nossos olhos dá certo, aquilo que acontece do jeito que a gente queria. 

É uma questão de se deixar tocar pela beleza e pelo mistério da existência, de perceber que entre as linhas onde se escreve a nossa história há propósitos insondáveis a tramar a aventura, de reconhecer que o bem e o mal são cúmplices nos desafios que nos provocam a florescer, como o são inverno e verão ao conspirar o enredo das estações. 

Chore, ria, abrace, afaste, lute, repouse, mas, acima de tudo, jamais permita que o teu coração endureça, jamais permita que ele se esqueça de contemplar a vida com a reverência devida, com a reverência que inspira, ao transbordar de uma incontida lágrima, profunda e infinita gratidão. 

Baú de eternidades





O coração é baú de eternidades. O que sempre está conosco, estará para sempre conosco – sejam amarguras ou ternuras, amores ou rancores, infernos ou paraísos. Entre uma e outra dessas coisas, cabe tão-somente a nós a escolha. 

Guerreiros


A beleza da vida, entre tantas coisas, está na emoção da aventura. O perigo aguarda sempre ali, no desconhecido adiante da próxima curva, no trecho pedregoso e íngreme que pode levar tudo abaixo, numa companhia que caminha lado a lado sem a lealdade que devia. 

Frente a tal desafio, os covardes se encolhem e se põem a desfiar lamúrias. Mas os guerreiros – ah, os guerreiros! – eles persistem, aprendem, criam alternativas. E ficam mais fortes, e mais criativos, e cada vez mais serenos, porque sabem que sempre há saída para quem acredita. Pois a vida, como diz a Cecília Meireles, “a vida só é possível reinventada” – só é possível pela realidade transformada! 

Gente Melhor no Facebook: siga, compartilhe, deixe seus comentários

Areias do tempo






Pensar que um dia haveremos de morrer 
nada é em comparação ao risco de gastar em vão 
o breve tempo que dispomos para viver. 

Gente Melhor no Facebook: 
siga, compartilhe, deixe seus comentários

Possibilidades


Nada há tão repleto de possibilidades quanto uma folha de papel em branco... Ou uma pessoa disposta a deixar pra lá o que passou e, simplesmente, recomeçar... 

Gente Melhor no Facebook: siga, compartilhe, deixe seus comentários

Carpe diem

É inútil se preocupar com o futuro a ponto de prejudicar o presente pela ansiedade. E eu diria até ser impróprio consultar oráculos para adivinhar o que há de vir. 

Afinal, enquanto tu te ocupas com isso, o tempo fugidio te escapa e o teu breve sopro de vida se desperdiça.
Em vez de tanto ansiar pelo amanhã, carpe diem – colha o dia! Como? Suporte as lutas e desfrute as bênçãos com igual dignidade e disposição de espírito. 

Assim, aproveitarás tanto o fruto maduro para ser consumido neste instante quanto darás condições para que haja frutos ainda melhores nos incertos dias vindouros. 

(Inspirado no texto de Horácio, poeta romano, que deu origem à expressão "carpe diem"

Gente Melhor no Facebook: siga, compartilhe, deixe seus comentários

A leveza do ser




Quando chegarmos ao fim da jornada desta vida, não sentiremos orgulho das vezes que enganamos, pisamos, desprezamos ou difamamos quaisquer pessoas. Longe disso. A nossa satisfação virá da memória de cada gesto de perdão, lealdade, compaixão e solidariedade de que fomos capazes. 

Gente Melhor no Facebook: siga, compartilhe, deixe seus comentários

Raro perfume





A vida, a gente deve tratar com o zelo de um perfumista... 
Do tipo que prepara perfumes raros... 
Desses perfumes com edição limitada, 
que vêm em pequenos e delicados frascos... 
Desses, com uma fragrância tal que merece deixar rastros... 

Gente Melhor no Facebook: siga, compartilhe, deixe seus comentários

Oração da esperança


O desgaste da luta faz a gente esquecer o que deveria sempre lembrar, 
enquanto faz lembrar todo o tempo daquilo que precisaria ser esquecido. 

E o espírito da gente se cansa tanto, e tanto enfraquece por isso... 
Que a sábia oração do profeta Jeremias se deve aprender e praticar: 

“Deus, ajuda-me a trazer à memória aquilo 
que de esperança venha fortalecer minh'alma.” 


Gente Melhor no Facebook: siga, compartilhe, deixe seus comentários

A criança em nós


Compreender as pessoas implica em ir além daquilo que elas falam e fazem. É preciso enxergar quem elas são. 

E quem elas são? No fundo, crianças em busca do repouso e da segurança de um colo, em busca de um amor incondicional que lhes justifique a existência pela aceitação. 

E quanto desatino algumas cometem por isso! 

Gente Melhor no Facebook: siga, compartilhe, deixe seus comentários

A flor da esperança

O otimismo nada vale se não tiver raiz. É como flor arrancada que dura poucos dias em vaso d’água. O otimismo que faz diferença é aquele que carrega a promessa de florescência. Este fascina, e inspira, e perdura mesmo nos piores momentos da luta, porque é ramo de uma viva esperança, cuja raiz se pode chamar de “meliorismo”. 

Isso mesmo: meliorismo. A ideia, boa e velha, de que nada se conquista sem que haja empenho antes. Ao contrário, tudo de valor que se realiza é fruto de um processo de melhoria, de trabalho e aprimoramento constante. 

Portanto, se você quiser flores vivas, nunca desista. Cultive o teu jardim, cuide bem dele e se dê motivos reais para ser otimista.

Veneno


Sempre aparece alguém para nos oferecer uma dose generosa de palavras maldosas. A humanidade ainda é assim – que pena! Mas, a bem da verdade, este não é o problema. O problema, mesmo, começa quando a gente aceita o veneno e comete o erro, o supremo erro, de levar o cálice à boca e ingerir até a última gota. 

Gente Melhor no Facebook: siga, compartilhe, deixe seus comentários

Amor de mãe

Tem gente que se fez mãe verdadeira, 
mesmo sendo pai, avó, tia, madrinha... 

Tem mãe que não se fez pela barriga, 
mas pelo coração, de alma, por inteira... 

Tem mãe que se fez mãezona, amiga, 
orientadora, ombro sempre presente... 

E tem o amor divino, afeto maternal, 
a sussurrar quando a gente se fragiliza: 

"Mesmo que uma mulher possa tratar mal 
e até se esquecer do fruto do seu ventre, 
eu, todavia, jamais de ti me esqueceria." 

Sobre bibliotecas e jardins



O filósofo romano Cícero disse que “se ao lado da biblioteca houver um jardim, nada faltará”. Em outras palavras, se a gente buscar conhecimento e se mantiver sensível à vida que floresce ao redor, alcançará sabedoria para crescer, superar desafios e realizar sonhos. 

Gente Melhor no Facebook: siga, compartilhe, deixe seus comentários

A força do amor


A tragédia leva uma parte de nós consigo. E nos arranca, para sempre, um pedaço do sorriso...
Mas, apesar de nos subtrair, ela é incapaz de nos diminuir. Pois em nosso desamparo, descobrimos a grandeza humana no apoio solidário de todo aquele que na dor se faz irmão. Em nossa perplexidade, recebemos o sustento da presença inefável do Consolador com sua imensa compaixão. E no deserto da saudade, aprendemos que nenhuma fronteira, nem mesmo a morte, pode impor limite ao alcance do coração.
Assim, o absurdo da tragédia, ao invés de esmagador, revela do que é feito o nosso espírito, e o quanto ele pode crescer, e vencer, pela força do amor. 

Gente Melhor no Facebook: siga, compartilhe, deixe seus comentários

Grandeza


A grandeza não está em ser perfeito,
mas em poder mirar o espelho
e, com satisfação, perceber que hoje
somos melhores do que ontem,
perceber que cada lição valeu a pena,
porque, a despeito do sofrimento,
e das marcas deixadas pelo tempo,
atravessamos tudo e, assim, crescemos.

O rio da vida


Por vezes, os dias difíceis são persistentes. Mesmo assim, jamais desista de lançar a tua rede. Nunca se sabe o que o rio da vida pode trazer para a gente.

Asas da alma


A verdadeira prece flui 
quando os lábios traduzem 
os sentimentos da alma. 
Aí acontece mais,
mais do que um balbuciar 
de meras palavras. 
Abre-se a tranca do peito, 
feito porta de gaiola, 
e nos libertamos, 
metamorfoseamo-nos pássaros 
para voar ao encontro do infinito, 
onde infinitas são as possibilidades. 

Lições do tempo





Diz a sabedoria popular que o tempo é um excelente mestre. Nada como um dia depois do outro. Verdade. Mas também é verdade que para seguir adiante, isso não basta. É preciso acrescentar aos dias um passo depois do outro.

O choro de uma noite





O choro pode atravessar a densa escuridão de uma noite inteira.
Mas, ao que persevera, a alegria renasce com o brilho do amanhecer.

Salmo 30 em livre versão.

Gente Melhor no Facebook: siga, compartilhe, deixe seus comentários

Receita de sabedoria

 
 

Aconselhar todo mundo a não ouvir conselhos dos outros é mais do que contradição. É um jeito velado, geralmente de quem para tudo tem uma opinião, de impor suas receitas.
 
Sábio é dar ouvidos a conselhos, sem perder de vista que eles são como feijões – saudáveis e nutritivos. Apenas há de se escolher entre bons e ruins antes de se preparar o próprio cozido.
 
Gente Melhor no Facebook: siga, compartilhe, deixe seus comentários

Problemas no caminho




Não permita que os problemas lhe tirem
a sensibilidade para a vida.

Porque os problemas passam.

E, na verdade, o que fica a ser seguida é,
tão-somente, a própria vida.

Plenitude e paixão



Se te fizeram desacreditar de teu próprio valor
Se te quiseram convencer que a beleza tem padrão
E os holofotes da moda ofuscaram tua visão
E o encanto da diversidade de um jardim te escapou

Se te levaram a duvidar de teus próprios talentos
Se te oprimiram com exigências desmedidas de sucesso
E a camisa de força do mercado restringiu teus gestos
E a graça de um pôr-do-sol sobre ti já não tem efeito

Fecha teus olhos devagar...
Respira lenta, profundamente...
E faz teu espírito silenciar...
Então perceba, intimamente...

Quem se padroniza, jamais se realiza
Tornar-se dia a dia quem realmente é
É a única forma de uma pessoa ser única
E florescer o que em si a torna exclusiva

Aceite-se, e o resto do mundo te aceitará melhor
Ame-se de corpo e alma, e teu corpo e tua alma te retribuirão
Faça as pazes contigo, e a paz se fará ao teu redor
Pois a vida só é plena se a deixamos fluir com plenitude e paixão

Gente Melhor no Facebook: siga, compartilhe, deixe seus comentários

Teus caminhos




Para Deus, assim penso eu, não importa de onde você veio,
que esquinas ou becos tua alma cansada e ferida percorreu.
Importa, sim, a partir daqui, aonde você, realmente, quer ir.

Mudança




“Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele sozinho. Mas, se morrer, produz muito fruto”, dizia Jesus para explicar o caminho da Cruz, para ensinar que só há esperança de transformação aos que têm coragem de enfrentar o difícil processo da mudança.

Na bagagem do coração








No fim da nossa jornada sobre este chão,
quando precisarmos nos despir de tudo,
só poderemos carregar o que couber no coração.





Conheça também a page Gente Melhor no facebook

Dias de outono

 

O céu de outono na janela. Lá fora, a cena quintanesca: Seria uma borboleta amarela? Ou apenas uma folha seca? Desprendida, já tão velha... Flutua mansa, leve, serena...
 
Despede-se da vida com uma dignidade suprema. Dignidade que, nestes tempos, tem faltado a uma gente que não quer, nem sabe ao menos, envelhecer. Gente vazia, que em busca da artificialidade das aparências gasta seus dias. E, num casulo eterno, enquanto seu espírito definha, perde a chance de desenvolver a elegância da sabedoria.
 
A folha, entregue ao vento, voa no úmido e enevoado entardecer em delicados movimentos, até repousar nalgum canto do chão que há de fecundar. A alma, em harmonia com o tempo, move as asas da sua experiência, até cumprir a sua missão, deixar o legado do seu saber e, elegante borboleta, seguir a um fresco e novo amanhecer.
 
Conheça também a page Gente Melhor no facebook
 

Encanto

 
 
 
 
 
 
 
 
Como diz a Cora Coralina, a gente cresce com os duros golpes do dia a dia. Mas também pode crescer com os delicados toques da existência, se a alma estiver sensível ao encanto que de toda parte aflora nesta dádiva misteriosa, e maravilhosa, chamada vida.



Conheça também a page Gente Melhor no facebook

A mulher ideal

 
 
 
 
 
 
A mulher ideal é aquela que não se encaixa em nenhum ideal de mulher. Antes, aprende a respeitar o seu direito de viver a própria vida, e vivê-la em plenitude, sabendo ser única, e bela, por ser quem é.
 

Palavras ao vento

 
 
 
Palavras são sementes.
 
Lançadas ao vento, têm poder de germinar nas terras de cada coração onde se assentam.
 
Por isso, antes de reclamar daquilo que você colhe nos seus relacionamentos, avalie a qualidade dos grãos que você espalha.
 

Um amor verdadeiro

 

O falso amor é possessivo, buraco sem fundo, quer sempre mais para si, até devorar tudo.
 
O verdadeiro amor é diferente. Pois um amor verdadeiro é aquele que se basta.
 
Quando ama desse jeito, a gente não precisa de mais nada, senão o bem da pessoa amada.
 
Afinal, a gente só pode ser feliz de verdade se houver felicidade no coração de quem a nossa alma faz morada.
 

Sereníssimo

 
Tantas vezes o golpearam de forma traiçoeira. Outras tantas o destino se encarregara de lhe trazer dores e perdas. Algumas vezes amargara, tão-somente, dos desamores a indiferença... Mesmo assim, amargara. Até que suas ilusões todas morreram.
 
Então, por incrível que pareça, restou-lhe no espírito, apenas, uma singela pureza.
 
Seu olhar se tornou calmo, sereno, compassivo. Não mais dava conta do mal. Compreendia o drama humano como uma escola de aprendizagem, por onde cada um está de passagem. Nada mais esperava dos imaturos ou dos primitivos, senão que agissem como tal. Já dos mais crescidos, entendia porque viviam tão atentos às lições do ensino.
 
A experiência o fizera entender que abrir mão de tudo dá liberdade para estender os braços para o Todo. Portanto, nem mesmo ansiava encontrar, um dia, o Paraíso. Mas quem o conhecia segredava que isso era porque o Paraíso, há muito, já o havia encontrado.
 

Troca de olhares

 
Essa tristeza que aponta no canto do teu sorriso, quando timidamente contemplas o mundo, nada mais é do que uma sombra de desesperança, projetada pelos horrores que percebes em tanta violência e injustiça.
 
Mas lança um olhar a teu próprio coração. Acharás nele amor e bondade, e uma capacidade inesgotável de perdão, abaixo de todas as camadas de dor e decepção. 
 
Essa é a tua essência. A mesma essência do que é feito tudo no mundo.
 
E assim como em ti encontraste beleza, olha de novo ao teu redor. Descobrirás que não estás só. Descobrirás outros olhares ansiosos por se deparar com essa beleza fundamental que a tudo permeia. 
 
Então, cada vez que um deles cruzar com o teu, o brilho do encontro há de revelar a verdadeira face da existência, por debaixo do seu manto de mistério, com um sorriso pleno e belo, a te observar. 
 
Nesse vislumbre sublime está a força para que se renove sempre a tua esperança.
 

Coração livre






Perdoar é coisa do coração, não da cabeça. A cabeça faz registro, arquiva na memória, cumpre o seu papel. Mas o coração acusa o golpe onde se abre ferida. Por isso, a decisão analítica de deixar para lá pouco importa. O que faz diferença, mesmo, é a vontade do coração de se tornar cada vez mais limpo, livre e libertador.

O segredo da sabedoria

 
Na tradição oriental, existe uma história, com desfecho aparentemente enigmático, onde um estudante pergunta ao seu mestre como se pode alcançar a iluminação.
 
Responde o sábio: “Você já comeu seu arroz?” “Sim”, diz o aluno. “Então, lave a tigela”, orienta o mestre.
 
Não é preciso ser uma espécie de escolhido, nem ter um vasto conhecimento adquirido. O que importa, de forma prática e singela, é tornar o conhecimento aplicável ao dia a dia.  
 
Isso é sabedoria.
 

Equilíbrio

 
Nietzsche disse que a existência humana é uma corda estendida entre o primitivismo e a plenitude.
 
Também penso assim.
 
Somos equilibristas. Em nossa alma ressoa um chamado à travessia. A corda não se eleva muito acima do chão. Abaixo, há um lodaçal.
 
Alguns se conformam com a queda e, feito porcos, chafurdam, e ainda se recreiam na lama, e vivem como se nada mais houvesse de possibilidade. Tornados cínicos por sua descrença íntima e secreta, são estes os que vivem a se revolver em fofocas, deslealdades, falcatruas, até mesmo crimes e todo tipo de corrupção. Entretanto, por dentro, amargam a humilhação da sujeira e o desespero pela falta de perspectiva de seu próprio espírito.
 
Outros teimam em se reerguer cada vez que caem. Insistem no aprendizado do equilíbrio. Em momento algum se contentam em permanecer onde estão. Avançam. Pé ante pé. Mas avançam. Sentem que a vida só terá valor se puderem ir além.
 
Os que fazem a travessia são os que de fato transformam a realidade. O seu singelo espetáculo demonstra a grandeza humana. Revela do que somos capazes. E impressiona. A tal ponto que influencia mudanças. Estes tornam o mundo um lugar novo, para si e para todos. Um lugar que, de alguma forma, jamais será o mesmo após a sua passagem.
 

Vita brevis



Um vento ligeiro, cuja música sibila em nossos ouvidos, o sopro agita os nossos cabelos, numa carícia desliza por nossa pele... E se vai.

A vida é de uma brevidade avassaladora!

É curta demais para ser desperdiçada com amarguras, contida por medos e culpas, sufocada em remorsos inconfessos... E tão cheia de possibilidades para terminar arrependida, pranteada sobre as sementes mortas de potenciais insatisfeitos.
 
A vida, também como o vento, só se expressa plenamente quando flui desimpedida.
 
Por isso, descomplique. Aceite as pessoas de bem como elas são. Arrisque. Se errar, corrija, peça perdão. Ame sem reservas e você conhecerá tudo que o amor lhe reserva. Trabalhe. Faça sempre o seu melhor. Não há recompensa maior do que sentir orgulho em cada gota do próprio suor. Priorize a ética. Porque todo gesto nosso repercute e gira em torno do mundo até nos achar de novo.
 
Ah! sim, nem se preocupe em encher os bolsos. Isso torna a carga pesada e o caminho doloroso. E mantenha a fé. Sempre mantenha a fé. Ela nos permite segurar a invisível mão que nos guia por este Universo de mistérios. Por fim, tenha compaixão. Simplesmente porque assim que se é gente, assim é que se alcança um coração sensível à vida em toda a sua intensidade.
 
Pois a sabedoria do tempo é singela como a sabedoria do vento. Quem a observa, caminha ciente de que está de passagem por este chão e depende da humildade para aprender a valorizar as coisas simples do dia a dia, por onde a vida flui com autêntica felicidade.

Cara e coração



Ouvi dizer que após se despedir de certo jornalista, a quem havia concedido entrevista, Abraham Lincoln comentou com a sua secretária:

– Não vou com a cara desse sujeito.

– Senhor presidente, ninguém é culpado pela cara que tem.

– Depois de grande, todo mundo se torna responsável pela cara que tem.

Tinha razão o Lincoln. De alguma forma acaba escapando, hora ou outra, nesta ou naquela expressão, numa ou noutra palavra, gesto ou ação, a genuína face de uma pessoa. E a verdade do ditado está no seu avesso, feito a máscara da hipocrisia, pois quem vê cara, se prestar atenção, também vê coração.